RIO DE JANEIRO – A SuperVia encerra nesta sexta-feira (29) a operação dos trens da Região Metropolitana do Rio após quase 30 anos de concessão. A partir deste sábado (30), o sistema passa a ser administrado pelo consórcio ‘Nova Via Mobilidade’, responsável por cerca de 300 quilômetros de malha ferroviária.
A mudança acontece após a crise financeira enfrentada pela SuperVia, que alegou prejuízos, furtos de cabos e congelamento da tarifa.
O novo modelo prevê pagamento por quilômetro rodado, e não mais pelo número de passageiros transportados.