NOTÍCIAS / RJ

Governo do Estado prorroga medidas de restrição contra coronavírus

Governo do Estado prorroga medidas de restrição contra coronavírus. Foto: reprodução/Ascom Rio

Rio de Janeiro – O governo do Estado prorrogou as medidas restritivas de contenção à epidemia do novo coronavírus até 21 de julho. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07). O texto assinado pelo governador Wilson Witzel mantém o funcionamento de alguns setores do comércio e da indústria em horários específicos para evitar aglomerações.

Segundo o decreto, aulas presenciais das redes de ensino estadual, municipal privada permanecem suspensas. O mesmo vale para cinemas, teatros e afins e o funcionamento de academias de ginástica. A recomendação é para que se evite praias, lagoas, rios, piscinas públicas e clubes.

O decreto mantém a recomendação às prefeituras fluminenses sobre a reabertura gradual de setores do comércio e da indústria, de acordo com as especificidades de cada cidade. Os municípios têm autonomia para manter suas determinações e regras. Os shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade, garantindo fornecimento de álcool em gel 70%. As praças de alimentação também podem reabrir, obedecendo ao limite de 50% da capacidade. Áreas de recreação, cinemas e afins, no entanto, permanecerão fechados.

Os pontos turísticos, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, podem reabrir respeitando 50% de sua capacidade de lotação. Igrejas e templos também estão autorizadas a funcionar, desde que seja observada a distância segura de 1 metro entre as pessoas.

O uso de máscaras de proteção segue obrigatório. Quem desrespeitar as regras estará sujeito ao pagamento de multas.

Leia também

às