NOTÍCIAS / RJ

Governo do Rio começa nesta sexta-feira testagem em massa contra covid-19

Atendimento será feito de segunda à sábado. Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O início da testagem em massa da população do estado começa nesta sexta-feira (4).  Nem todas as pessoas serão encaminhadas para fazer o teste gratuito.

Quem quiser fazer o agendamento, precisa baixar o aplicativo “Dados do bem”, fazer um cadastro e responder a um questionário. Com base nos dados, que indicarão a possibilidade de a pessoa estar infectada, o app fará a seleção dos pacientes que poderão fazer o exame.

O agendamento será de segunda a segunda, das 7h às 19h. O usuário receberá dia, horário e local.

No primeiro momento, os exames serão concentrados em três unidades de saúde, duas em São Gonçalo: Hospital Estadual Alberto Torres e UPA Colubandê; e outra em Volta Redonda, no Hospital Dra. Zilda Arns. O resultado do teste sai em até 72 horas e será enviado pelo aplicativo.

A testagem é voltada a pacientes sintomáticos entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas e contatos próximos de casos confirmados de Covid-19. O teste aplicado será o RT-PCR, feito através da coleta de amostras no nariz com uma espécie de cotonete. Após receber o resultado, caso seja positivo para Covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem testes.

Leia também

às