NOTÍCIAS / RJ

Hospital Lourenço Jorge e Hemorio fazem campanha de doação de sangue

Para realizar o ato solidário, é necessário seguir os requisitos. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, e o Hemorio lançaram campanhas para aumentar a doação de sangue. O número de doadores caiu muito por causa da pandemia da Covid-19.

No Hemorio, a campanha se chama “Sangue Novo”, voltada para os jovens a partir dos 16 anos. Eles poderão doar com autorização dos pais. O Hemorio teve queda de 10% de doadores no mês de agosto.

No Lourenço Jorge, a campanha acontecerá nesta quarta-feira (14) das 10h às 15h, e tem como meta recolher pelo menos 100 bolsas de sangue, que poderão beneficiar até 360 pacientes. O hospital foi premiado em 2019 pelo Hemorio como a unidade que se destacou no número de bolsas de sangue coletadas, mas há risco de desabastecimento.

Todos os procedimentos de segurança sanitária para evitar o contágio da Covid-19 serão adotados, nesta 21ª campanha em parceria com o Hemorio.

Quem pode doar na pandemia

1. É preciso ter entre 16 e 60 anos e até 69 caso já sejam doadores de sangue. O doador deve pesar no mínimo 50 quilos. É necessário estar bem de saúde. Quem quiser doar, precisa portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes;
2. Candidatos à doação que tiveram a doença ficam inaptos por 90 dias após a cura;
3. Candidatos à doação que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por 1 ano após a cura;
4. Candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após cessação do contato;
5. Candidatos à doação que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil;
6. Candidatos à doação que tiveram contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados; ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato;
7. Quem teve Covid-19 pode doar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas;
8. Quem teve a forma grave da doença (internação em UTI) precisa esperar alguns meses.
9. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Eles devem portar o seu documento e um documento de identidade do responsável que assinou a autorização.

Mais informações sobre doações poderão ser obtidas no disque sangue (‪0800 282 0708), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h ‪às 17h‬‬. Também é possível ter dados adicionais pelas redes sociais através do @hemorio.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, N°8, no Centro do Rio, perto da Praça da República. O horário de funcionamento é das 7h às 18h.

Doação Lourenço Jorge:
• Dia: 14 de outubro
• Hospital Municipal Lourenço Jorge
• Endereço: Avenida Ayrton Senna, Nº 2.000 – Barra da Tijuca
• Horário: das 10h às 15h

Leia também

às