NOTÍCIAS / RJ

Idosa em situação análoga à escravidão é resgatada após 72 anos no RJ

Idosa é resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Rio de Janeiro – Casos de exploração de pessoas submetidas a condições de trabalho análogas à escravidão ainda são registrados no Brasil 134 anos após a abolição da escravatura. Uma idosa foi resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão na Zona Norte do Rio de Janeiro. Aos 86 anos, a senhora que teve o nome preservado, nunca teve salário e direitos trabalhistas. Ela trabalhava desde os 12 anos para a mesma família.

A vítima foi resgatada há dois meses, pelo Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e está sob os cuidados da prefeitura desde 15 de março, após uma denúncia anônima. A idosa nunca teve direito a férias, 13º salário, FGTS e nem ao menos a uma cama. Ela dormia em um sofá e serviu a três gerações da mesma família, sem conhecer os seus direitos.

A idosa foi atendida por assistentes sociais da central de recepção de idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social, mas ainda tem dificuldade em entender o que realmente lhe aconteceu.

Vinda de Vassouras aos 12 anos, a vítima nunca teve amigos, nem namorou, muito menos casou ou teve filhos. Ela não tem ideia sobre o paradeiro de seus familiares e durante esse tempo todo não teve qualquer contato com eles.

A mulher trabalhava como cuidadora de uma idosa que tem a mesma idade que a sua. O empregador, neto da idosa que a vítima cuidava, alegou ao auditor fiscal do trabalho que “ela era como se fosse da família”.

A idosa foi encaminhada para a Clínica da Família Assis Valente, unidade de saúde de referência da região. Lá, ela atualizou a caderneta de vacinação e passou por uma consulta médica. Agora a vítima trata o quadro emocional e um problema oftalmológico.

Uma irmã e uma tia da vítima que moram em Vassouras, interior do estado, já foram identificadas. Agora, será avaliado se essa senhora vai viver com elas ou se vai seguir com sua própria vida no abrigo.

Leia também

às