NOTÍCIAS / RJ

Julgamento de dois filhos da ex-deputada federal Flordelis teve início nesta terça-feira

Lucas Cézar dos Santos de Souza e Flávio dos Santos Rodrigues, durante o julgamento. Foto: Reprodução/Internet

Niterói – Dois filhos da pastora e ex-deputada federal Flordelis dos Santos Souza começaram a ser julgados na tarde desta terça-feira (23), pelo assassinato do pastor Anderson do Carmo, marido da ex-parlamentar. Flávio dos Santos Rodrigues, de 38 anos, e Lucas Cézar dos Santos de Souza, de 20 anos, respondem por homicídio triplamente qualificado: por motivo torpe, usando meio cruel e sem dar chance de defesa à vítima.

A delegada Bárbara Lomba, que atuou na primeira fase das investigações do assassinato do pastor Anderson do Carmo, em 2019, foi a primeira a prestar depoimento no julgamento. Ela afirmou que a ex-deputada federal foi a responsável por elaborar uma carta que responsabilizaria outros filhos pelo assassinato do pastor. A carta foi copiada por Lucas – filho afetivo da ex-deputada – a mando do filho biológico Flávio, quando os dois estavam presos na penitenciária Bandeira Stampa, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

A segunda pessoa a depor foi o também delegado e ex-titular da DHNSG Allan Duarte, que assumiu a investigação, e chamou o grupo de pessoas que morava na casa de Flordelis de “organização criminosa familiar”. Segundo ele, Flordelis diferenciava os filhos afetivos dos biológicos, dando preferência e privilégios àqueles que não eram adotados. Allan Duarte também detalhou que o pastor Anderson já havia sofrido tentativas de envenenamento por parte do grupo familiar mais próximo de Flordelis.

Roberta dos Santos, filha registrada de Flordelis, foi a quinta pessoa a depor no julgamento. Segundo ela, Flávio era uma pessoa ruim, agressiva e violenta. Roberta contou ter presenciado uma surra dada por Flávio em um irmão surdo-mudo.

Além de Roberta, também foram ouvidos Ismael, filho de Flordelis que acredita que a mãe é responsável pela morte de Anderson, Luana Rangel, casada com Ismael e mais dois delegados responsáveis pelo caso. Roberta dos santos e Mizael pediram à juíza que os irmãos réus saíssem do plenário durante o depoimento, o que foi atendido.

A nora de Flordelis, Luana Rangel Pimenta, afirmou durante julgamento que o pastor Anderson do Carmo era o “maior defensor” da ex-deputada e que, por isso, não foi possível avisar ao sogro que ele estava sendo envenenado. Luana é casada com o pastor e ex-vereador de São Gonçalo Misael, filho de Flordelis. O nome de Misael foi dado por Flordelis. Na verdade, o homem se chama Wagner Andrade Pimenta.

Dos 55 filhos biológicos e adotivos da pastora, sete estão envolvidos no crime. Adriano dos Santos Rodrigues, André Luiz de Oliveira, Carlos Ubiraci Francisco da Silva, Flávio dos Santos Rodrigues, Lucas Cezar dos Santos de Souza, Marzy Teixeira da Silva e Simone dos Santos Rodrigues estão presos. Além dos filhos, a neta Rayane dos Santos Oliveira, o ex-policial militar Marcos Siqueira Costa e sua esposa, Andrea Santos Maia, também estão presos por participação no caso. Todos eles irão a júri popular.

Leia também

às