NOTÍCIAS / RJ

Justiça atende recurso de Flávio Bolsonaro no caso das ‘rachadinhas’

Senador Flávio Bolsonaro. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os desembargadores da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio decidiram nesta quinta-feira (25), por dois votos a um, pela procedência de um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do senador Flávio Bolsonaro. Com isso, o filho do presidente Jair Bolsonaro ganha foro especial e o processo que investiga a suposta prática de “rachadinha” – coação de funcionários de gabinete a devolverem parte de seus salários – em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sai das mãos do juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, e vai para o Orgão Especial do TJ, colegiado formados por 25 desembargadores.

Os desembargadores Paulo Rangel e Monica Tolledo votaram por aceitar o pedido de Flávio Bolsonaro. Já a desembargadora Suimei Cavalieri se posicionou pela manutenção do processo na primeira instância.

O Ministério Público do Rio pode recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Responsável pelo inquérito desde 2018, o órgão aguardará o acórdão para decidir os próximos passos.

A investigação sairá das mãos dos promotores do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) e passará para o controle do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem.

Leia também

às