NOTÍCIAS / RJ

Justiça manda Prefeitura de Duque de Caxias cumprir plano de imunização sob multa de R$ 50 mil

Pela manhã, longas filas de até 7 quilômetros se formaram até fora da cidade. Foto: Reprodução

 

Duque de Caxias – Após o caos na vacinação na manhã desta sexta-feira (5) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a Justiça do Rio determinou que a prefeitura cumpra o plano nacional de imunização. Caso contrário, foi estipulada uma multa de R$ 50 mil por dia, aplicada pessoalmente no prefeito Washington Reis e no secretário municipal de Saúde, Antônio Manoel de Oliveira.

Washington Reis determinou que, a partir desta sexta, a vacinação no município fosse feita para idosos acima de 60 anos, sem priorizar pessoas com idades mais avançadas, com maior risco de letalidade em caso de contágio, como determina o plano. Pela manhã, longas filas de até 7 quilômetros se formaram até fora da cidade porque houve uma corrida aos postos – tanto no sistema drive-thru como nos postos.

Segundo o próprio prefeito, havia 6,1 mil doses, mas o município tem cerca de 86 mil pessoas acima de 60 anos, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prefeitura do município disse que o objetivo é garantir que o maior número de idosos seja atendido, mas admitiu que a vacinação provocou uma corrida aos postos.

Leia também

às