NOTÍCIAS / RJ

Lei que obriga uso de microcâmeras em uniformes de policiais é sancionada

Além das polícias, a norma contempla também agentes do Programa Segurança Presente e agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio (CBMERJ). Foto: Reprodução

 

Rio de Janeiro – O governador Cláudio Castro sancionou, nesta quinta-feira (15), a lei que obriga a instalação de microcâmeras nos uniformes dos policiais militares e dos policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), porém, com dois vetos. Em um deles, Castro alegou que nem todo mundo pode ter acesso às “informações” das câmeras, porque pode “vazar” ação policial.

Isso significa que se um comandante ou delegado quiser, não precisa ativar a câmera em determinada operação, desde que ele assine um termo explicando o motivo. As forças de segurança terão um prazo máximo de dois anos, a partir da publicação da medida, para que ao menos, 50% do efetivo e todas as viaturas contem com as câmeras. A norma contempla também agentes do Programa Segurança Presente e agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio (CBMERJ).

Leia também

às