NOTÍCIAS / RJ

Light estima que 918 mil famílias podem ter Tarifa Social de Energia Elétrica

Foto: Reprodução

A distribuidora Light realiza uma busca ativa para identificar consumidores que se enquadram nos requisitos para aplicação da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A empresa estima que mais de 918 mil famílias têm direito a receber até 65% de desconto na conta de luz, mas não utilizam o benefício.

A área de concessão da Light abrange 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro e, de acordo com a distribuidora de energia, há cerca de 847 mil clientes que se beneficiam com a Tarifa Social. Em 2023, a empresa cadastrou 380.003 famílias no programa do governo federal. Mas o contingente de pessoas ainda não cadastradas é maior.

Quem pode se cadastrar na modalidade:
• Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa (R$ 706);
• Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPCLoas) — idosos acima de 65 anos, de baixa renda, e pessoas com deficiência, também carentes;
• Famílias com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 4.236), que tenham portador de doença ou deficiência em casa, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos ligados à energia e que também estejam inscritas no CadÚnico.

Segundo a Light, os requisitos para a Tarifa Social de Energia Elétrica não são limitados ao titular da conta, valem para todos os moradores da residência. Dessa forma, se uma pessoa mora em um imóvel alugado, e a conta não está no nome do titular do contrato de locação, ainda assim é possível receber o benefício, desde que se cumpram os requisitos necessários. Além disso, o cliente cadastrado no programa não perde nenhum outro benefício do governo federal.

Como conseguir desconto na conta de luz
Se o consumidor se enquadra em um dos requisitos para ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, deve reunir os seguintes documentos e informações para solicitar o benefício:
• Número de Identificação Social (NIS) ou número do BPC/Loas
• CPF
• Documento de identificação oficial com foto
• Número da instalação que aparece na conta de energia da Light

Em seguida, o interessado deve entrar em contato com a empresa por meio de um dos seguintes canais de atendimento:
• Agência virtual: agenciavirtual.light.com.br/portal/
• WhatsApp com auxílio da Lia, a assistente virtual da companhia: (21) 99981-6059
• Disque-Light: 0800-021-0196

Leia também

às