O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou neste sábado (05) da abertura do Fórum Empresarial do Brics, no Rio de Janeiro. Ele defendeu a criação de uma “governança multilateral” para regras sobre inteligência artificial (IA) e alertou para os riscos do ressurgimento do protecionismo global. O chefe do executivo brasileiro também destacou a importância dos países atuarem juntos para o enfrentamento dos desafios e crises globais.
Em meio as novas medidas tomadas pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que afetam a geopolítica e as interações econômicas entre o mundo, Lula defendeu a união estratégica dos países emergentes da cúpula como “fiadora de um futuro promissor”. Em seu discurso, Lula destacou a transição energética, parcerias com o setor privado e o impulsionamento de moedas locais.
O presidente também ressaltou o papel do Brics na criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e defendeu o fortalecimento da tecnologia para combater impasses na área da saúde. Por fim, finalizou reiterando a paz mundial e defendendo o diálogo para mediar os conflitos atuais.