NOTÍCIAS / RJ

Mais de seis mil casos de gripe foram registrados no Rio

Todas as unidades de saúde da cidade registraram aumento da procura por atendimento. Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O surto de gripe que afeta o município do Rio pegou sobretudo os pequenos. Dos 24 internados com Influenza na cidade atualmente, 23 são crianças de 0 a 12 anos e um é idoso, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A proporção de crianças entre os hospitalizados é de 95,8%. Nos últimos sete dias, a Secretaria municipal de Saúde (SMS) registrou cerca de 6,3 mil casos de Influenza A na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a alta se deve à baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe em abril. Para conter o surto e evitar o aumento das internações, a SMS convoca toda a população carioca para receber a dose do imunizante, disponível em 280 pontos de vacinação. Todas as unidades de saúde da cidade registraram aumento da procura por atendimento.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes com sintomas de gripe estão sendo testados para Covid-19 e os testes têm sido negativos para Covid e positivos para influenza, que é a gripe sazonal. Embora a campanha de vacinação contra a gripe no município hoje inclua todas as idades, crianças com 6 meses ou mais, gestantes e idosos com mais de 60 anos são considerados grupos prioritários, pois têm maiores chances de desenvolver quadros respiratórios graves por infecção pelo vírus. A Secretaria municipal de Saúde (SMS) reforça que integrantes desses grupos devem procurar se vacinar imediatamente se estiverem com a imunização atrasada.

Leia também

às