NOTÍCIAS / RJ

Maricá amplia oferta de mamografia no Outubro Rosa

A marcação ocorre via Central de Regulação. Foto: Reprodução

Maricá – A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está disponibilizando 700 exames de mamografia à população de Maricá neste Outubro Rosa, mês de prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e colo do útero. A medida visa reduzir a espera causada pela pandemia e vai priorizar as moradoras que estão com seus exames em atraso.

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, após avaliação médica em sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência que verifica a necessidade ou não do procedimento. A marcação ocorre via Central de Regulação.

A pandemia da Covid-19 trouxe diversos impactos à saúde da população em todo Brasil devido ao longo período de isolamento social. Em 2020, muitas pessoas não fizeram exames de rotina. Entre eles, os de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indicou que, em 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reduziu em 45%. Com o avanço dos índices de vacinação e a melhora no cenário epidemiológico, as mulheres estão retomando a rotina de cuidados com a saúde, o que causou um grande aumento da demanda para o período, principalmente da mamografia.

O Município também ampliou a oferta de exames clínicos e da ultrassonografia transvaginal, com encaminhamento, além do exame de ginecológico preventivo de câncer do colo uterino (colpocitologia), que terá no sábado dia 23/10, de 8h às 12h, um dia dedicado a coleta nas unidades de Atenção Primária. Durante esse mês, as unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando diversas atividades de educação em saúde em suas áreas de atendimento.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, o Outubro Rosa em Maricá é ampliado e visa o cuidado à saúde da mulher como um todo.

“Além das ações de detecção precoce do câncer do colo do útero e da mama, que são fundamentais, nossas equipes vão abordar temas importantes como a alimentação saudável, saúde bucal, prática de atividades físicas, bem como a prevenção da violência doméstica e planejamento reprodutivo”, destacou a secretária.

Calendário
13/10
USF Barra de Maricá: Roda de conversa e oficina de música com a Secretaria de direitos humanos. Às 8h.

15/10
USF Bambui: roda de conversa falando sobre atividade física com apoio do NASF. 14h.

16/10
Dia D de Multivacinação com intensificação da vacina contra HPV em todas as 24 unidades da Estratégia de Saúde da Família. De 8h às 17h.

19/10
USF Santa Rita: oficina de apoio do CRAS, roda de conversa, testagem, autoexame da mama. 9h.

20/10
USF Cordeirinho: presença do CRAS com orientações sobre documentação, benefícios e direitos das mulheres; e do Maricá Verde com orientações e distribuição de mudas para as mulheres. De 8h às 17h.
USF Ponta Negra: roda de conversa com as mulheres no campo de futebol de Ponta Negra. 14h.
USF Bambui: chá da tarde “viver saudável” com apoio do NASF. 15h.
USF Barra de Maricá: oficina de autocuidado com a confecção de produtos naturais, aula de yoga e respiração e dia da beleza. Às 14h.

23/10
Coleta Citopatológico (exame ginecológico preventivo) do Colo de Útero em todas as unidades de Atenção Primária, com exceção da Mumbuca que vai realizar ação no dia 02/10. De 8h às 12h.

26/10
USF Barra de Maricá: “Caminhada Rosa” com a Educadora Física e oficina de jardinagem/paisagismo com entrega de mudas. Às 9h.

29/10
USF Ubatiba: roda de conversa, coleta de exame preventivo, dia da beleza e café da manhã temático. De 8h às 17h.

Leia também

às