NOTÍCIAS / RJ

Morre aos 83 anos, o senador Arolde de Oliveira

Senador Arolde de Oliveira. Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

Rio de Janeiro – O Senador Arolde de Oliveira (PSD), de 83 anos, faleceu na noite desta quarta-feira (21) vítima de Covid-19. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, e teve falência dos órgãos.

Em post no Twitter, a família citou o Salmos 116:15 (Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos) e agradeceu a todas as manifestações de carinho e orações recebidas durante todos os dias em que Arolde esteve internado.

Arolde deixa sua esposa Yvelise de Oliveira, a filha Marina de Oliveira e netos.  Era proprietário do Grupo MK de Comunicação, que possui a Rádio 93 FM, gravadora MK Music e o portal Pleno.News. Foi eleito pela 1ª vez ao senado em 2018, com 2.382.265 votos.

Engenheiro, economista e militar, Arolde de Oliveira nasceu em 11 de março de 1937, em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. Filho mais velho de seis irmãos, aprendeu a ler com a mãe e iniciou a carreira militar o Curso de Preparação de Cadetes de Porto Alegre (atual Colégio Militar de Porto Alegre), local em que completou o Ensino Médio em 1956. No ano seguinte, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende, no Sul Fluminense.

Depois de concluir o curso na Aman, se tornou oficial e ingressou na Instituto Militar de Engenharia (IME) para cursar Engenharia Eletrônica. Neste ano se casou e foi morar na capital fluminense.

Em 1983, assumiu interinamente o cargo de deputado federal, saindo em 84 e se elegendo pela primeira vez em 1986. Desde então, somou nove mandatos como parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Entre 2003 e 2008, foi Secretário Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, na gestão de César Maia. Em 2015, se tornou Secretário Estadual de Trabalho e Renda no mandato do atual governador Luiz Fernando Pezão (MDB).

 

Leia também

às