NOTÍCIAS / RJ

Morre com covid-19, aos 84 anos, cantor Aguinaldo Timóteo

Aguinaldo Timóteo não resistiu às complicações provocadas pela covid-19. Foto: Reprodução

O cantor Aguinaldo Timóteo, de 84 anos, morreu neste sábado (03) no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, por complicações decorrentes da covid-19. A informação foi confirmada no início desta tarde, oficialmente pela assessoria dele. O artista teve uma piora no quadro clínico durante esta semana e precisou ser intubado. Ele estava internado desde o dia 17 de março, quando testou positivo para o novo coronavírus.

No início do tratamento, o cantor ficou na UTI, mas lúcido e respirando sem aparelhos. Com o passar dos dias, a infecção foi ganhando espaço e o tratamento teve de ser revisto. Aguinaldo Timóteo teve melhora, mas nos últimos dias o quadro de saúde voltou a se complicar.

Na nota, a família agradece às orações de todos e a todo o apoio e profissionalismo de toda a equipe médico que assistiu o cantor durante a internação. O texto diz ainda que “Aguinaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações”.

Aguinaldo Timóteo nasceu na cidade mineira de Caratinga. Começou a carreira artística participando de programas de calouros na rádio local. Depois se mudou para Governador Valadares e Belo Horizonte, quando ficou conhecido como o ‘Cauby brasileiro’. Vindo para o Rio de Janeiro, conheceu e trabalhou como motorista da cantora Angela Maria. O primeiro grande sucesso foi em 1968, com “Surge um Astro”. Em 1967, outro estouro nas paradas com “Meu Grito”.

De temperamento marcante e opiniões fortes, sempre muito bem vestido, e dono de uma voz poderosa, o cantor marcou gerações. Com tanta popularidade, em 1982, ele se candidatou pela primeira vez, pelo PDT, a uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília. Foi eleito com 503.455 mil votos. Outro mandato como deputado federal foi conquistado em 1994. Nos anos de 2004 e 2008 se elegeu vereador pela cidade do Rio de Janeiro. Mesmo na política, nunca deixou de cantar.

O último compromisso desse ícone da música popular brasileira era um show que aconteceria na cidade de Santa Rita de Cássia, na Bahia. A apresentação foi desmarcada quando ele apresentou os primeiros sintomas da covid-19.

Leia também

às