NOTÍCIAS / RJ

Niterói começa selecionar voluntários para testes da vacina contra o novo coronavírus

Laboratório AstraZeneca interrompeu testes da vacina contra Covid-19. Foto: Reprodução/Internet

Niterói – As inscrições para profissionais de saúde de Niterói interessados em participar do ensaio clínico da fase 3 da vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês, Sinovac Biotech, começaram nesta quinta-feira (5). O programa, coordenado pelo Instituto Butantan, avaliará a eficácia e a segurança da vacina.

O estudo será conduzido em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, que realizará o recrutamento e o acompanhamento dos testes na Policlínica Doutor Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e no Hospital Oceânico, em Piratininga. A expectativa é recrutar cerca de 850 voluntários na cidade, todos profissionais de saúde.

Os interessados podem enviar e-mail para: vacinacovid19vitalbrasil@gmail.com , com o nome completo, telefone, ocupação e instituição onde trabalha. Posteriormente, será necessário apresentar registro profissional e crachá do local de trabalho.

Ainda este mês, a Secretaria de Saúde fará o recrutamento, coleta de dados e amostras biológicas dos voluntários, que passarão por entrevistas e avaliações médicas e, caso concordem com os termos do estudo, receberão duas doses da vacina, com 14 dias de intervalo. Eles serão monitorados pelos pesquisadores por um ano para análise dos resultados sobre a eficácia da vacina e a existência de possíveis reações adversas.

Leia também

às