Atualizada às 12h15
Rio de Janeiro – A Polícia Civil faz um nova operação nesta manhã de terça-feira (10) no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio. Há intenso tiroteio na região e por causa do impactos, a cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio 2, com risco de ocorrência de alto impacto.
De acordo com o Centro de Operação, o trânsito na Avenida Brasil está liberado. No sentido Zona Oeste, há congestionamento entre Cordovil e Bonsucesso. No sentido Centro, a situação está ruim entre Vigário Geral e Deodoro. Como alternativas, os motoristas podem usar a Avenida Dom Hélder Câmara e a Avenida Pastor Martin Luther King Junior.
A Linha Vermelha também está liberada. Mais cedo, as duas vias foram fechadas na altura da Cidade Alta e Vigário Geral por conta do confronto.
A polícia confirmou que duas pessoas fora baleadas. Uma delas é o passageiro Manoel Américo da Silva, de 60 anos, que estava em um ônibus da linha 442B, da empresa Evanil, que passava pela Linha Vermelha. Ele foi baleado no ombro esquerdo. Manoel é avaliado por uma equipe de ortopedia do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O estado de saúde dele é estável
A outra vítima é Marcelo Silva Marques, de 54, motorista de outro coletivo, da linha 405D, da mesma companhia, que passava pela Avenida Brasil. Ele foi ferido no ombro esquerdo e levado para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. O estado de saúde dele também é estável
O motorista de um carro quase foi atingido por outro disparo. O projétil atravessou o vidro lateral e o para-brisa. Por sorte, ele estava do lado de fora do veículo.
Por causa dessa operação, os trens do ramal Saracuruna operam da seguinte forma: entre as estações Central do Brasil e Penha com intervalo médio de 30 minutos e entre as estações Duque de Caxias e Gramacho, com intervalo médio de 20 minutos. No trecho entre Gramacho e Saracuruna, os trens aguardam ordem de circulação em função de tiroteio próximo a estação Parada de Lucas.
Sistema BRT. Algumas linhas do corredor TransBrasil estão com a circulação interrompida. São elas: 60 (Deodoro X Gentileza-Parador); 61 (Deodoro X Gentileza -Expresso); 71 (Vigário Geral X Gentileza-Expresso). As linhas 80, 90 e Aeroporto Internacional operam normalmente.
Pelo menos 50 linhas de ônibus que passam pela região tiveram os itinerários alterados.
Vinte e uma escolas da rede municipal suspenderam as aulas: 10 em Parada de Lucas e Vigário Geral; oito na Cidade Alta e três nas comunidades Cinco Bocas e Pica-pau. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, sete unidades foram impactadas: quatro permanecem fechadas e outras três cancelaram os atendimentos externos.
Essa ação tem o objetivo de cumprir 44 mandados de prisão e de busca e apreensão contra traficantes do Terceiro Comando Puro, que foram identificados durante sete meses de investigação. Um dos alvos é Álvaro Malaquias, conhecido como ‘Peixão’, um dos traficantes mais procurados do estado. Até agora, 13 suspeitos foram presos. Três fuzis, duas pistolas, granadas e coquetéis molotov foram apreendidos.
A Polícia Civil informou que o TCP atua nas comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Botas e Pica-Pau. Para manter o domínio sobre os moradores, instala barricadas, usa drones para monitorar a rotina das comunidades, determina toque de recolher e monopoliza serviços públicos.
Para dificultar a presença da polícia, os traficantes queimam ônibus, organizam falsos protestos e possuem um núcleo preparado para abater aeronaves das forças de segurança com o uso de armamento pesado e treinamento específico.
Na operação desta terça-feira, a justiça autorizou também a demolição de duas construções usadas como QG pelos traficantes do Terceiro Comando Puro.
Policiamento reforçado na Av. Brasil, na altura de Vigário Geral:
Trânsito liberado na Av. Brasil, mas com lentidão na altura da Cidade Alta:
Imagens: Helicóptero 93FM