NOTÍCIAS / RJ

Operação no Complexo de Israel foi ‘emergencial’ para evitar ‘banho de sangue’

Secretário de Segurança do Rio, Victor Santos. Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – A operação desta quarta-feira (12) no Complexo de Israel foi “emergencial” e para evitar um “banho de sangue”, afirmou secretário de Segurança do Rio, Victor Santos. O traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como ‘Peixão’, planejava invadir o Quitungo, em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, para tomar o controle de uma área dominada pelo Comando Vermelho (CV), facção rival do Terceiro Comando Puro (TCP).

Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta-feira (12), Santos afirmou que os serviços de inteligência das polícias Civil e Militar detectaram uma tentativa de invasão do TCP à comunidade do Quitungo. Durante a operação para evitar a invasão, o caos se espalhou pelas principais vias da cidade. A Avenida Brasil e a Linha Vermelha foram completamente interditadas por mais de 30 minutos nos dois sentidos, levando motoristas em pânico a abandonarem seus veículos e se jogarem entre os carros em busca de proteção.

Quatro pessoas ficaram feridas, sendo duas por estilhaços e as outras duas baleadas. Entre elas, um policial civil que atuava na ação teve ferimentos no rosto e foi encaminhado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. Um helicóptero da PM foi alvejado e precisou fazer um pouso forçado. O confronto foi tão violento que um helicóptero da PM foi alvejado em pleno voo, obrigando a tripulação a realizar um pouso forçado.

Os criminosos atearam fogo em barricadas para tentar conter o avanço da polícia. O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, disse que os incêndios eram para tirar o foco dos agentes. O coronel disse ainda que as forças policiais ocupam a Cidade Alta para auxiliar em um resgate de um blindado da Polícia Civil, que sofreu uma pane mecânica na comunidade.

No início da noite, policiais militares permaneciam na área. Ataques contra veículos foram registrados na Avenida Brasil. Criminosos tentaram atear fogo em um ônibus e incendiaram um táxi. A circulação de trens, BRTs e ônibus também foi afetada na região.

Leia também

às