NOTÍCIAS / RJ

Pastores realizam acampamento irregular no cume do ‘Dedo de Deus’

Homens foram deixados ilegalmente de helicóptero no Pico do Dedo de Deus, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Reprodução

Teresópolis – Uma dupla de trombeteiros foi deixada de helicóptero no Pico do Dedo de Deus, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Guapimirim, na Região Metropolitana. Os dois homens ficaram acampados no cume da famosa montanha, berço da escalada brasileira, desde o dia 2 de setembro, equipados com barraca e itens de cozinha com o objetivo de cumprir um propósito religioso de acordo com eles. Esse tipo de atividade é considerada ilegal.

Os homens se identificaram como sendo pastores de igreja evangélica e usavam uma camisa com o nome “Exército de Cristo” e tocavam instrumentos musicais, que chamam de ‘trombetas do apocalipse’. O helicóptero foi flagrado pelas câmeras da concessionária que administra a rodovia BR-116. O prefixo não foi identificado.

Acampar no cume do Dedo de Deus, assim como em outras montanhas de áreas protegidas, além de perigoso, é proibido. Além do risco de tempestades elétricas atingirem o local trazendo riscos aos dois, a atividade de acampamento também pode trazer degradação ao ambiente e a vegetação frágil na área de cume.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) instauraram um procedimento para decidir quais ações tomar em relação a dupla. Segundo a investigação, os homens ficaram por quase dez dias até deixarem o local. A invasão no parque é passível de multa de R$ 500 a R$ 10 mil.

Confira o vídeo abaixo dos pastores no Pico do Dedo de Deus, em Guapimirim:

Leia também

às