NOTÍCIAS / RJ

Pedro Fernandes, secretário estadual de Educação, é preso

Pedro Fernandes, secretário estadual de Educação, é preso. Foto: Agência Brasil

 

*Atualizada às 08h40

Rio de Janeiro – O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, foi preso na manhã desta sexta-feira (11) na segunda fase da Operação Catarata, da Polícia Civil e do Ministério Público, que investiga desvios em contratos de assistência social no governo do estado e na Prefeitura do Rio. Como Fernandes apresentou um exame que atesta positivo para covid-19, a prisão preventiva foi transformada em domiciliar. Ele é investigado no período que foi presidente da Fundação Estadual Leão XIII.

O MPRJ apurou que sobre contratos aprovados entre 2013 e 2018, no valor de R$ 120 milhões, os acusados ganharam uma porcentagem que chegou a 25% do valor final dos serviços prestados. Na operação de hoje, ao todo, foram expedidos cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão.

Um dos mandados de prisão é contra a ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha do também também ex-deputado federal Roberto Jefferson. Ela, que segue procurada, foi secretária de Envelhecimento Saudável da Prefeitura e chegou a ser nomeada como ministra do Trabalho no governo de Michel Temer, mas teve a posse suspensa pelo Supremo Tribunal Federal. Em nota, a assessoria de Cristiane Brasil declarou que estranha o fato da denúncia de 2012 ser investigada só agora, quando ela se apresenta pré-candidata à prefeitura do Rio.

Até agora, outras três pessoas foram presas: Flavio Salomão Chadud, empresário; Mario Jamil Chadub, ex-delegado e pai de Flavio; e João Marcos Borges Mattos, ex-diretor financeiro da Fundação Leão XIII.

Leia também

às