NOTÍCIAS / RJ

Perigo: caravelas-portuguesas aparecem em praias de Cabo Frio e Búzios

Perigo: caravelas-portuguesas aparecem em praias de Cabo Frio e Búzios. Foto: reprodução

Cabo Frio – Moradores e turistas ficaram assustados com a aparição no fim de semana de caravelas-portuguesas, na praia do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O contato da pele com esse ser vivo do grupo dos cnidários é altamente perigoso. Pode causar queimaduras de até terceiro grau, por causa dos tentáculos, que liberam uma substância tóxica.

Para a gente ter uma ideia da potência desse veneno, em crianças, a queimadura provocada pela caravela-portuguesa, também conhecida como ‘garrafa azul, pode causar parada cardiorrespiratória.

Em Búzios, banhistas também avistaram o animal na água gelada da Praia de Geribá, uma das mais famosas do balneário. Para evitar um incidente, a prefeitura emitiu um alerta de perigo.

Segundo especialistas, quem tiver contato com uma caravela-portuguesa, no mar ou na areia, não deve coçar ou esfregar o local, para não espalhar o veneno. O recomendado é procurar socorro médico imediatamente, porque algumas pessoas são alérgicas às toxinas e podem sofrer um choque anafilático.

Leia também

às