NOTÍCIAS / RJ

PF faz operação contra furto de encomendas de dentro dos Correios no RJ

Grupo conta com servidores da estatal. Foto: Reprodção/Internet

Rio de Janeiro – A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (24) mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa que desviou pelo menos R$ 1 milhão de encomendas dos Correios. Segundo a PF, o grupo, que conta com servidores da estatal desviava celulares e eletrônicos com alto valor de mercado do maior centro de distribuição dos Correios, unidade de Benfica, na Zona Norte.

A operação Replicante descobriu que o esquema criminoso envolvia a substituição de etiquetas verdadeiras – que continham os dados da entrega – por etiquetas falsas. O grupo usava números de postagens já utilizados para elaborar as falsas etiquetas para que empregados da empresa pudessem colocar tais membros como destinatários de encomendas pré-escolhidas dentro da unidade postal, fazendo com que as encomendas aparentemente desaparecessem do fluxo postal.

Dessa forma, os produtos eram direcionados para os membros da organização criminosa, que mantinham um grupo de WhatsApp intitulado “empresas e negócios” onde tratavam as fraudes e as vendas dos artigos desviados. No final, as encomendas eram entregues de forma normal pelos carteiros que, aparentemente, não participavam do esquema criminoso. Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa e Peculato além, de outros que possam surgir no decorrer das investigações.

Leia também

às