NOTÍCIAS / RJ

Polícia Civil e MP fazem operação que investiga fraude na merenda escolar do RJ

Um empresário foi preso nesta sexta-feira. Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio (MPRJ) desarticulam um esquema de fraude na compra de merendas para as escolas da rede estadual que sofreu adaptações durante a pandemia. Ao todo, a receita das empresas investigadas chega a R$ 50 milhões.

O empresário Mauro Della Libera Braga, responsável pela Fox Comércio e Prestação de Serviços, em Nilópolis, foi preso temporariamente e 64 mandados de busca e apreensão contra empresários e diretores de escolas foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca da Capital. A Secretaria Estadual de Educação informou que 20 diretores foram afastados. A Operação Pradium foi realizada em municípios da Baixada Fluminense e da capital.

Durante a quarentena, as empresas, antes fornecedoras de merendas, passaram a atuar na distribuição de cestas básicas aos alunos – também com indícios de fraudes. Empresários investigados pagavam propina para diretores de escolas e regionais. As investigações mostram que havia ajuste prévio de preços e redirecionamento para companhias que era comandada pela mesma pessoa para a compra de alimentação escolar e compra de materiais. Preços e orçamentos falsos também eram forjados.

 

Leia também

às