São Gonçalo – O prefeito de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, Capitão Nelson (PL), participou nesta quarta-feira (12) do programa ’93FM Entrevista’. O mandatário respondeu à perguntas de ouvintes sobre assuntos relacionados à administração pública, saúde, segurança e saneamento básico.
Em seu segundo mandato e reeleito em 1º turno, com 84,49% dos votos, Capitão Nelson disse que tem dado continuidade ao trabalho. Ele ressaltou a ampliação na área da saúde, como as obras do Hospital Retaguarda Gonçalense, que será modernizado; a entregas das unidades de saúde de Jardim Catarina e Floriano Barbosa, e a construção de novos postos de saúde nos bairros da Lagoinha e Neves, além da criação do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem e do Hospital do Câncer do Coração.
Sobre o pagamento do INSS dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o prefeito declara que há dois canais na Caixa Econômica Federal. Em um, realmente, não consta o pagamento do benefício, e que no outro sistema, consta o depósito do Seguro Social.
Em relação à segurança pública, o prefeito disse que o município montou o Centro de Monitoramento de Segurança e trabalha em parceria com o governo do estado para retirar barricadas em diversos bairros. Capitão Nelson falou que está preparando um edital para contratar novos guardas municipais. Sobre os crimes que acontecem na região da BR-101, que é uma rodovia Federal, o mandatário cobrou uma união dos governos federal, estadual e municipal, e ressaltou que falta posicionamento da União.
Na educação, o mandatário foi questionado sobre o pagamento do 13º salário, férias e rescisão ao término do contrato dos professores. Capitão Nelson afirma que todos os direitos foram quitados e que, se alguém não recebeu, pode procurar a Justiça contra a prefeitura. Sobre as vagas em unidades de ensino para crianças com necessidades especiais, o prefeito disse que contratou cerca de 1,2 mil professores de apoio, para atender à demanda. Ele também anunciou que será construído um centro de referência para crianças especiais.
Sobre saneamento básico, Capitão Nelson prometeu que vai iniciar em breve as obras em Itaitindiba, na Estrada do Sapê, e destacou que 1km de asfalto já foi feito na região.
Veja a entrevista completa do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson: