NOTÍCIAS / RJ

Prefeitura do Rio anuncia medidas de prevenção contra o El Niño

Prefeitura do Rio anuncia medidas de prevenção contra o El Niño. Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio anunciou, na manhã desta segunda-feira (20), medidas de prevenção e resposta para enfrentar possíveis impactos do fenômeno El Niño, como ondas de calor e chuvas intensas. O plano foi apresentado com antecedência, na sede do Centro de Operações Rio (COR), e tem como base o ‘Plano Verão’, que é tradicionalmente divulgado em outubro.

Segundo o prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), a antecipação das ações busca reduzir os efeitos de eventos climáticos extremos no município:

 

 

A Prefeitura alerta que os efeitos do fenômeno El Niño poderão ser sentidos no fim do inverno. Segundo o sistema Alerta Rio, a tendência é de ondas de calor mais frequentes e temperaturas acima da média durante a primavera e o verão.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o fenômeno deve se intensificar ao longo do segundo semestre e atingir o pico entre novembro e fevereiro. O El Niño também aumenta o risco de secas e de chuvas intensas em diferentes regiões.

Leia também

às

Baixe o novo aplicativo: