NOTÍCIAS / RJ

Prefeitura do RJ anuncia medidas de prevenção ao coronavírus nos transportes públicos

Serão permitidos dois passageiros em pé por metro quadrado. Foto: Divulgação SMTR/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro – A Prefeitura, por meio das secretarias municipal de Transportes e de Saúde, definiu novas medidas para o transporte coletivo municipal, além de reforçar outras importantes iniciativas com o objetivo de evitar o contágio do coronavírus. As medidas, publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (25).

A primeira medida importante é que os ônibus, tanto convencionais quanto os do sistema BRT, deverão operar com número limitado de passageiros em pé, garantindo uma distância de afastamento. A partir de agora, serão permitidos dois passageiros em pé por metro quadrado.

Os operadores deverão manter aviso interno nos ônibus sobre a nova capacidade de transporte de passageiros em pé, bem como a respectiva distância de afastamento. O uso obrigatório de máscara de proteção facial durante toda a viagem é essencial, além de manter as mãos higienizadas antes e depois do embarque, usar o antebraço ao espirrar ou tossir, evitar tocar o rosto se as mãos não tiverem sido higienizadas, e preferir o pagamento da passagem com cartão magnético, para evitar o manuseio do dinheiro, são outras iniciativas importantes para evitar o contágio.

O usuário que insistir em embarcar ou permanecer no ônibus sem máscara poderá ser advertido pelos concessionários e convidado a descer do ônibus se não adotar a medida de prevenção.

Leia também

às