Rio de Janeiro – O herdeiro do trono britânico, príncipe William, chegou ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (03), para cumprir uma agenda voltada à pauta ambiental e recebeu um dos símbolos mais tradicionais da cidade: as chaves do município.
A cerimônia, realizada no Pão de Açúcar, na Urca, Zona Sul, contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e reuniu autoridades sob forte esquema de segurança. O príncipe ficou encantado com o visual da cidade e falou um pouco com o prefeito sobre a questão da segurança do Rio e os episódios de violência da semana passada, quando 121 pessoas morreram em uma megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão.
Após a visita, o príncipe postou um agradecimento em uma rede social. Em tradução livre, o texto diz:
“Foi uma honra receber as chaves da cidade no icônico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, antes de alguns dias empolgantes com o Earthshot Prize e o Programa United for Wildlife. Obrigado pela calorosa recepção, Prefeito @eduardopaes.”
O príncipe William esteve no Maracanã na tarde desta segunda, para participar de um evento voltado a temas ambientais. A atividade contou com a presença de lideranças que atuam em sustentabilidade e soluções climáticas, do ex-jogador Cafu, pentacampeão mundial pela seleção brasileira, e de crianças atendidas pela ONG Onda Solidária.
Durante a visita, William caminhou pelo gramado, conversou com Cafu, e participou de uma partida simbólica de futebol com as crianças, marcando um gol de pênalti. O príncipe também participou de atividades na Praia de Copacabana, na Zona Sul, no fim da tarde desta segunda. Durante a visita, ele jogou vôlei com adolescentes e acompanhou uma simulação de resgate de afogamento feita pelo Corpo de Bombeiros. O monarca está no Brasil para a cerimônia do Earthshot Prize, prêmio criado por ele para homenagear contribuições ao ambientalismo.