NOTÍCIAS / RJ

Procon notifica Light e pede esclarecimentos após ‘apagão’ no Leme e em Copacabana

Moradores ficam mais de 50 horas sem luz no Leme e Copacabana. Foto: Reprodução/TV Globo

Rio de Janeiro – O Procon Carioca notificou a concessionária Light nesta segunda-feira (05) após moradores dos bairros do Leme e de Copacabana, na Zona Sul do Rio, permanecerem por mais de 50 horas sem fornecimento de energia elétrica. A empresa terá 24 horas, sob pena de multa, para apresentar esclarecimentos detalhados sobre o restabelecimento do serviço, além de um plano de ação e compensação aos consumidores prejudicados.

Entre as medidas exigidas pelo órgão estão o ressarcimento por perdas de alimentos, danos a eletrodomésticos e abatimento proporcional nas faturas de energia. O órgão também destaca a falta de transparência da concessionária durante o período de interrupção, porque a empresa não apresentou informações claras sobre as causas do apagão.

De acordo com a Light, o problema foi causado pelo furto de cerca de 3km de cabos da rede subterrânea, o que provocou sobrecarga no sistema. Entretanto, a Polícia Militar informou não ter sido acionada para ocorrências de furto de cabos na região.

Após mais de 50 horas sem luz em diversas ruas, também falta água em vários prédios, consequência direta da interrupção de energia para acionar as bombas de abastecimento. Sem luz, elevadores pararam e idosos ficaram isolados em apartamentos.

Leia também

às