NOTÍCIAS / RJ

Respiradores chineses chegam ao Rio para equipar hospitais de campanha do estado

Ao todo, 500 respiradores estão sendo importados da China. Foto: Governo do Rio/Divulgação

Rio de Janeiro – Nesta segunda-feira (25), um avião fretado pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), Organização Social (OS) chegou no Aeroporto Internacional do Galeão, trazendo da China 135 respiradores, que, ao todo, custaram pouco mais de 2 milhões de dólares — US$ 15 mil cada — , fora as taxas e traslado.

Os aparelhos serem distribuídos pelos hospitais de campanha do Estado. De acordo com o Iabas, os 135 ventiladores serão distribuídos pelos hospitais de campanha de São Gonçalo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, que serão os próximos a entrarem em operação. Cada um desses hospitais receberá 40 aparelhos, e os outros 15 restantes irão reforçar a UTI do hospital de campanha do Maracanã, já em funcionamento.

Ao todo, o Iabas comprou 500 respiradores da empresa Shenzhen Comen Medical. Um cargueiro com mais 50 respiradores deverá sair de Shenzhen ainda esta semana, e outros 50 aparelhos deverão ser enviados na semana que vem.

O calendário de entrega dos aparelhos comprados na China irá até junho. A organização social disse que já tem 91 aparelhos em operação, e que deverá receber outros dez comprados no Espírito Santo. Somando aos 500 comprados na China, os hospitais do Rio contarão com 601 aparelhos.

Leia também

às