NOTÍCIAS / RJ

Rio antecipa calendário da 1ª dose da vacina e adia 2ª dose da CoronaVac

Vacina para idosos de 64 e 65 anos, terá que ser adiada para sexta-feira. Foto: Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro – A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que antecipou o calendário da primeira dose contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (13), homens de 48 e 47 anos dos grupos prioritários serão vacinados pela manhã. O período da tarde será voltado para as mulheres de 47 e 46 anos, também dos grupos prioritários.

Na sexta-feira (14), serão vacinados os homens dos grupos prioritários com 46 anos e, no sábado, as mulheres de 45 anos. Como o município não recebeu novo aporte da CoronaVac do Ministério da Saúde, a segunda dose desta vacina para idosos de 64 e 65 anos, que estava prevista para esta quinta, terá que ser adiada para sexta-feira (14).

Os grupos prioritários atendidos nesta etapa da vacinação são pessoas com comorbidades (lista PNI), pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde e guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate à Covid-19, ações de vigilância das medidas de distanciamentos social em contato direto e constante com o público. Pessoas com síndrome de down e doença renal crônica em diálise a partir dos 18 anos podem se vacinar em qualquer dia, independentemente da faixa etária.

Gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos também podem se vacinar em qualquer dia, mas precisam apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível em coronavirus.rio/vacina. Por orientação do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas com comorbidades receberão apenas as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.

Leia também

às