Rio de Janeiro – A cidade do Rio de Janeiro registrou, na tarde desta quinta-feira (28), a temperatura mais alta de 2024 até o momento. Segundo o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura, os termômetros marcaram 43,2°C às 12h45, na estação meteorológica de Guaratiba, na Zona Oeste.
Diante das altas temperaturas, o município entrou no Nível de Calor 3 – o terceiro de cinco níveis de alerta. O NC3 caracteriza-se quando há registro de índices de calor alto (36°C a 40°C) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. O dia foi marcado por um calor intenso e a umidade relativa do ar caiu para níveis críticos, entre 21% e 30% em diversas regiões da cidade no período da tarde.
A prefeitura recomenda que as pessoas:
– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
– Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
– Utilize roupas leves e frescas;
– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
– Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
– Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde;
– A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
– Proteja as crianças com chapéu de abas;
– Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.
Em Niterói, os termômetros registraram temperaturas de até 47°C e a prefeitura registrou também baixa umidade relativa do ar em torno de 20%. A prefeitura fez uma publicação nas suas redes sociais com instruções para a população se proteger no calorão. Não dá para brincar com esse sol: aplique protetor solar, hidrate-se bastante, evite exercícios ao ar livre até as 17h e procure sempre lugares protegidos. Cuide-se!”.
O cenário fez o Centro de Monitoramento alterar para mais a classificação do risco de fogo em vegetação na cidade e explicar como a população pode contribuir para evitar incêndios, como não colocar fogo em lixo, não soltar balões, e não jogar guimba de cigarro em acesso próximo a vegetação.