NOTÍCIAS / RJ

Rio ganha marca como Capital Mundial do livro

A abertura oficial do Rio Capital Mundial do Livro acontecerá no dia 23 de abril. Foto: Beth Santos/Prefeitura

Rio de Janeiro – A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou na sexta-feira (11), no Real Gabinete Português de Leitura, a marca oficial do Rio Capital Mundial do Livro — título concedido pela Unesco à cidade. Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções com o Governo Federal, formalizando o apoio do Ministério da Cultura à iniciativa.

O documento estabelece o intercâmbio de informações, dados e mapeamentos para o desenvolvimento conjunto de programas nas áreas de formação, livro e leitura. A programação da Capital Mundial do Livro, terá um calendário repleto de eventos e ações voltadas à promoção da leitura e ao fortalecimento de políticas públicas no setor.

Entre os destaques da agenda, estão a Bienal do Livro, que promete ser a maior da história do país, e uma edição especial do Prêmio Jabuti, realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro. A programação também inclui atividades nas Bibliotecas do Amanhã, visitas a bibliotecas municipais, exposições em museus da rede, cafés literários, saraus, ações em livrarias e feiras literárias, além de intervenções culturais nos principais terminais de transporte público da cidade.

Da parte de relações internacionais, também estão previstas ações como a doação de livros feita por embaixadas e consulados, a Adoção de “Bibliotecas do Amanhã” por países parceiros, a troca de políticas públicas com outras Capitais Mundiais do Livro, a participação de autores e agentes culturais estrangeiros e traduções e reedições bilíngues com o selo RCML.

A abertura oficial do Rio Capital Mundial do Livro acontecerá no dia 23 de abril, no Teatro Carlos Gomes. Um espetáculo artístico celebrará o início do ano literário na cidade, homenageando grandes nomes da literatura brasileira e destacando as obras da Caixa Literária. A cerimônia contará com a presença de autoridades, representantes da Unesco e importantes nomes da cultura nacional.

O Rio de Janeiro já é sede de eventos fundamentais para a literatura, como a Bienal Internacional do Livro no Rio, Feira Literária das Periferias (FLUP), LER- Festival do Leitor e Festival Paixão de Ler. A cidade também é sede de instituições de destaque nacional e internacional, o Real Gabinete Português de Leitura, Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Casa Rui Barbosa, Arquivo Geral da Cidade, Casa Escrevivências (Conceição Evaristo). Também estão no Rio importantes agentes do mercado editorial e algumas das maiores editoras do país.

Leia também

às