NOTÍCIAS / RJ

Rio: “passaporte de vacinação” começa a valer hoje

Rio: "passaporte de vacinação" começa a valer hoje. Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O passaporte da vacina começa a ser exigido nesta quarta-feira (15) na cidade do Rio de Janeiro. Moradores e turistas vão ter de comprovar que tomaram alguma dose da vacina contra a Covid-19 para entrar em estabelecimentos coletivos, como academias, museus, teatros, parques de diversão, convenções, pistas de patinação, circo, entre outros; o documento também vai ser exigido para quem tiver cirurgias eletivas marcadas e até mesmo continuar recebendo o cartão família carioca.

Essa comprovação vai se dar de três formas: apresentando o registro das doses aplicadas pelo aplicativo “conecte sus”; pelo comprovante de vacinação, que a pessoa recebe logo que toma a dose nos postos de atendimento; ou com papel timbrado da secretaria municipal de saúde.

A Prefeitura do Rio sancionou um projeto de lei da Câmara dos Vereadores que permite a aplicação de multa, no valor de R$ 1 mil, para quem fraudar o comprovante de vacinação. Além da multa, o infrator será encaminhado às autoridades, uma vez que se trata de crime de falsificação de documento oficial.

Locais de uso coletivo que exigirão o passaporte de vacinação:

  • academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;
  • vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;
  • cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;
  • atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
  • locais de visitação turística, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;
    conferências, convenções e feiras comerciais.

Leia também

às