RIO DE JANEIRO – A Prefeitura do Rio atualizou as regras para circulação e fiscalização de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos autopropelidos. A partir desta quarta-feira (26), os equipamentos serão fiscalizados por meio de aparelhos que aferem a velocidade máxima de fabricação alcançada, chamados de dinamômetros. A capital fluminense passa a ser a primeira cidade brasileira a utilizar dinamômetros, que ajudarão a diferenciar bicicletas elétricas, ciclomotores e autopropelidos, categorias definidas a partir da resolução do Conselho Nacional de Transição (Contran).
A medida também será aplicada na nova ciclofaixa de lazer, que começa a funcionar no domingo (30), entre Leme e Leblon, na Zona Sul. Até 31 de outubro, as abordagens terão caráter educativo e preventivo, com orientações sobre segurança, limites de velocidade e locais permitidos para circulação.
Agora, autopropelidos são os equipamentos elétricos de uma ou duas rodas que atingem, no máximo, 32 km/h. Bicicletas elétricas precisam ter pedal e motor acionado enquanto o condutor pedala, também com limite de fabricação de 32 km/h. Já os ciclomotores podem chegar a 50 km/h e continuam sujeitos a emplacamento, habilitação e capacete.