NOTÍCIAS / RJ

Rio registra a aparição de diversas cobras em áreas urbanas

Jiboia resgatada em Bangu. Foto: INEA / Jiboia encontrada em Copacabana. Foto: reprodução

Rio de Janeiro – As cobras estão soltas no Rio de Janeiro. Nesta semana, uma jiboia de aproximadamente 1,5 metro assustou pessoas que passavam pela Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, na Zona Sul. O animal saiu de um bueiro após a forte chuva que atingiu a capital fluminense na quinta-feira (10). O réptil foi resgatado por um morador e levado para o quartel do Corpo de Bombeiros.

A ocorrência chamou atenção nas redes sociais porque essa foi a segunda aparição de cobra na região em menos de uma semana. Outra jiboia foi vista dias antes perto da Praia do Leme. Ela foi capturada por especialistas e solta no habitat natural.

Na quarta-feira (09), outra jiboia de 2,5 metros de comprimento e 8 kg foi resgatada por guardas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no quintal de uma casa em Bangu, na Zona Oeste. A residência fica próxima ao Parque Estadual da Pedra Branca. O animal foi examinado e depois solto na unidade de conservação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, só no primeiro trimestre de 2025, a corporação foi acionada 1.548 vezes para captura de cobras, número similar ao mesmo período de 2024. No total, as cobras lideram o ranking de resgates de animais no estado, seguidas por gambás, gatos, cães e aves.

Leia também

às