NOTÍCIAS / RJ

Rio suspende visitas a pacientes internados nas redes municipal e estadual

Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) informou nesta terça-feira (18) que suspendeu as visitas aos pacientes internados nas unidades de saúde da rede estadual temporariamente. A decisão foi motivada, diz a pasta, pelo aumento dos casos de Covid-19 no estado e pelo alto poder de transmissão da variante Ômicron.

Em nota, a SES diz que a medida não vai atingir o direito a acompanhantes protegidos por lei, e continua permitindo a presença de acompanhantes a crianças, idosos, deficientes físicos e pacientes com transtornos mentais internados nas unidades. A SES determinou às unidades de saúde que as unidades deverão garantir ao paciente internado, que não tiver acompanhante, a realização de visita virtual com familiar, pelo menos duas vezes por semana.

Depois da decisão da SES, a Secretaria municipal de Saúde (SMS) também adotou restrições a visitantes em sua rede.

“Devido ao alto risco de contágio da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde está suspendendo por 15 dias as visitas a pacientes internados nos hospitais da rede. A permanência de acompanhantes segue permitida para menores de idade, idosos e portadores de deficiência”, informou a Secretaria municipal de Saúde.

Leia também

às