NOTÍCIAS / RJ

Rio vai sediar V Fórum Latino-Americano Contra o Antissemitismo

Rio de Janeiro– O mundo assiste a uma escalada sem precedentes da intolerância, mas a cidade do Rio de Janeiro que tem se posicionado como um centro vital na luta contra um dos mais antigos e persistentes preconceitos: o antissemitismo, o ódio aos judeus, sediará o V Fórum Latino-Americano contra o Antissemitismo, evento estratégico que reunirá pensadores e autoridades para buscar ações coordenadas e eficazes contra o preconceito, a disseminação de notícias falsas e discursos que distorcem a verdade sobre judeus.

O evento é organizado pelo Combat Antisemitism Movement (CAM), com o apoio da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), e a Confederação Israelita do Brasil (CONIB). O Fórum contará com a presença de altos funcionários governamentais, legisladores, diplomatas, ativistas e líderes sociais e religiosos, entre eles o Pr. Jaime Soares, Presidente da Assembleia de Deus de Bonsucesso.

O evento terá início neste sábado (11) com uma Cerimônia de Abertura Solene a partir das 19h. O ponto alto da noite será uma homenagem às vítimas do ataque terrorista do Hamas perpetrado em 7 de Outubro de 2023, um momento de reflexão e memória para a comunidade presente. O Rio de Janeiro se tornou em novembro de 2023, a primeira cidade brasileira a aderir à definição de antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto). Ato de Eduardo Paes, mas, hoje, infelizmente, o Brasil retirou-se de seu status de membro observador da IHRA, uma grave ofensa à comunidade judaica, pois a IHRA trata de um legado de memória que não pode ser esquecido pela humanidade.

No domingo (12), as discussões avançam para o alto escalão com uma Recepção Oficial no Palácio da Cidade, na Rua São Clemente, 360, em Botafogo. O prefeito Eduardo Paes receberá os convidados de honra do Fórum, promovendo um importante intercâmbio entre as lideranças presentes.

A segunda-feira (13), será o coração do evento, com um dia inteiro dedicado às mesas de debate e painéis temáticos. Especialistas, legisladores e ativistas de toda a América Latina aprofundarão as causas, manifestações e, crucialmente, as soluções coordenadas para combater o antissemitismo. No dia 14, participantes do Fórum terão um dia para conhecer melhor o Rio de Janeiro e para a troca de experiências.

A urgência do Fórum é sublinhada por dados que acendem um sinal de alerta global. O Centro de Investigação sobre o Antissemitismo (ARC) do CAM revelou um cenário preocupante para 2024: um aumento chocante de 107,7% nos incidentes antissemitas em todo o mundo em comparação com o ano anterior.

Foram documentados 6.326 ocorrências, contra 3.046 em 2023. Desse total, a maioria esmagadora – 77,6% (4.907 casos) – manifestou-se como discurso de ódio, um indicador perturbador da normalização da hostilidade anti-judaica. Vandalismo (13%) e violência física ou ameaças (9,4%) completam o quadro sombrio.

O V Fórum Latino-Americano contra o Antissemitismo é um marco na busca por uma sociedade mais tolerante e consciente, onde o combate ao ódio não seja apenas uma reação, mas um pilar fundamental da convivência.

 

 

Leia também

às