NOTÍCIAS / RJ

Rios ameaçam transbordar no Norte e Noroeste Fluminense

Rio Paraíba do Sul. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Campos dos Goytacazes – Diversos órgãos da Defesa Civil nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense estão em estado de atenção por causa das fortes chuvas que caem na região desde a última quinta-feira (23). Em Campos dos Goytacazes, estão previstos 80mm de precipitação apenas nesta sexta-feira (24). O cuidado maior é com o nível do Rio Paraíba, pois seus afluentes que cortam a Zona da Mata Mineira e cidades como Bom Jesus de Itabapoana e Itaperuna têm se elevado. Os primeiros estragos já são contabilizados nesses locais.

Duas famílias ficaram desalojadas por conta de quedas de barreiras em Itaperuna. A Defesa Civil, que está em estado de atenção, registrou pelo menos 10 deslizamentos de terra na cidade. Na BR-356, que liga Itaperuna a Campos dos Goytacazes, no Norte do Rio de Janeiro, o trecho do Córrego Seco está em meia pista por conta da queda de um barreira. O volume do Rio Muriaé está em 3,42 metros, perto do transbordamento, que ocorre quando a água chega aos 3,90 metros.

Em Bom Jesus do Itabapoana, o rio chegou a transbordar no bairro Pimentel Marques, parte mais baixa da cidade e alagou ruas. Nesta sexta-feira (24), o volume de água alcança os 2,90 metros, próximo ao nível de transbordamento, que é de 3 metros.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as cidades de Cardoso Moreira, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua estão em estado de atenção, enquanto Italva está em alerta.

Leia também

às