NOTÍCIAS / RJ

RJ: aumenta contágio pela covid-19 em diversas cidades

Vagas referem-se aos interessados em atuar no enfrentamento à pandemia. Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – O mais recente Mapa de Risco da Covid-19, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, mostra que novas cidades atingiram a zona roxa, de alto risco de contaminação. Fazem parte da lista as regiões serrana e metropolitana I, como a Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, além da cidade do Rio de Janeiro.

O mesmo relatório aponta melhora nos índices das regiões do Médio Paraíba, Centro-Sul, Norte, Baixada Litorânea. Essas áreas saíram da zona roxa para a vermelha (risco alto).

A análise compara número de mortos e internações de dois intervalos de tempo: 21 a 27 de março e 7 a 13 de março. Os número mostram, ainda, que as regiões da Baía da Ilha Grande, Noroeste e Metropolitana II seguem com a condição inalterada na bandeira vermelha.

O estado apresentou aumento de 44% no número de óbitos e de 7% nos casos de internações por síndrome respiratória aguda grave na comparação do período analisado. As taxas de ocupação de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, com dados desta sexta-feira (9), estão em 90% para leitos de UTI e em 75% para leitos de enfermaria.

Para atender a demanda de pacientes que precisam ser intubados, a Secretaria Estadual de Saúde entregou a 74 unidade de saúde o chamado kit de medicamentos necessários para este procedimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O material foi transportado de helicóptero.

Além do esforço do poder público para controle da pandemia, é preciso o apoio da população. O uso de máscara facial e álcool em gel para higienizar as mãos, além do distanciamento social, são ações importantes para evitar o contágio.

Leia também

às