NOTÍCIAS / RJ

RJ: Eduardo Paes apresenta metas para combater a Covid-19

Prefeito eleito Eduardo Paes (DEM). Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O prefeito eleito Eduardo Paes (DEM) disse, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (30), que a saúde será prioridade em seu governo e apresentou o futuro secretário da pasta, Daniel Soranz. Um plano com dez ações imediatas para combate ao coronavírus foram apresentadas e devem ser implementadas a partir de 1º de janeiro. Testagem e resultados mais rápidos, abertura de 100 leitos no Ronaldo Gazolla e retorno de cirurgias eletivas são as principais medidas.

O futuro secretário de Saúde falou sobre a pandemia da Covid-19 no Rio e alertou que é necessário conseguir fazer mais testes rápidos e com menos burocracia. Ele disse que vai solicitar 450 mil testes ao governo federal, e que o Rio precisa aprender com as pandemias de outras doenças já enfrentadas no município, como a H1N1, dengue e a zika. Para preparar a rede para a vacina, Soranz afirmou que vai retomar o trabalho das equipes demitidas durante a pandemia.

Ele enfatizou que é preciso aumentar a transparência a respeito dos leitos disponíveis na rede municipal, além de abastecer as unidades com remédios que estão em falta. Segundo o futuro secretário, há falta de 46 medicamentos, o que representa 20% da grade.

Ao todo, dez medidas foram anunciadas por Daniel Soranz:

1- Disponibilizar testes rápidos

2- Transparência na ocupação de leitos por unidade

3- Abrir 100 leitos no Hospital Municipal Ronaldo Gazzolla

4- Abastecer as unidades com medicamentos

5- Rastreamento de pacientes por telefone (na rede pública ou privada)

6- Parcerias com as universidades para inquéritos sorológicos

7- Investir no suporte social

8- Retomar cirurgias eletivas

9- Preparar a rede para vacina contra covid-19

10- Investir na saúde mental pra tratar de casos de ansiedade e depressão

Além de Soranz, convites feitos a outros políticos para o secretariado de Paes foram citados pelo prefeito. São eles: Marcelo Calero (Cidadania) e Pedro Paulo (DEM), ambos deputados federais. O prefeito eleito disse que não vai acabar com as organizações sociais na gestão da saúde. De acordo com ele, as OSs terão um papel menor.

Eduardo Paes disse que descarta a possibilidade de decretar um lockdown na capital por conta da segunda onda da Covid-19. O prefeito eleito afirmou, que tomar medidas mais severas, como isolamento social total, seria “extremo e desnecessário”.

Leia também

às