NOTÍCIAS / RJ

São Gonçalo e Magé lideram ranking de furtos de energia, o chamado “gato”

Um levantamento da Enel Rio mostra que as cidades de Magé, na Baixada Fluminense, e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, são as que mais concentram o furto de energia, o chamado “gato”. Os municípios lideram o ranking que reúne as 66 cidades que são abastecidas pela empresa de distribuição.

Segundo a empresa, de janeiro a novembro do ano passado, as cidades registraram, respectivamente, 39,3% e 39,2% de perdas de energia, o que significa que quase 40% de toda a energia distribuída pela empresa nessas duas cidades foi perdida, principalmente por causa das ligações irregulares. Araruama, Cabo Frio e Angra dos Reis completaram o ranking com os maiores índices de furto de energia nos 11 primeiros meses do ano passado, com índices de perda de 28,9%, 26,9% e 24,1%, respectivamente.

Até novembro, foram realizadas mais de 260 mil inspeções na rede elétrica para coibir o furto na área de concessão da empresa. Em parceria com as autoridades policiais, foram lavrados 192 boletins de ocorrência junto a Polícia Civil, com 110 pessoas detidas.

Leia também

às