NOTÍCIAS / RJ

SBGG ressalta importância do envelhecimento saudável na vida adulta

O Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado nesta quarta-feira (1º). Foto: Gabriel Ferreira

Rio de Janeiro – No Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado nesta quarta-feira (1º), a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (SBGG) ressalta a importância do envelhecimento saudável, que deve começar ainda na vida adulta, com a adoção de hábitos saudáveis e uma rotina com atividades físicas, relacionamento social e boa alimentação.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou os anos de 2021 a 2030 como a década do envelhecimento saudável cuja estratégia principal é a construção de uma sociedade para todas as idades.

“Nós tentamos alcançar o envelhecimento saudável ao longo da nossa vida, e não só quando a gente envelhece. Hoje, a gente percebe que as pessoas idosas estão envelhecendo cada vez mais com saúde, permanecendo ativas, inseridas e integradas na sociedade como um todo”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro, Ivan Abdalla Teixeira.

Exercitar a mente e manter uma rotina com boa alimentação, atividades físicas regulares e relacionamento social são fundamentais para a qualidade de vida.

“A pessoa idosa saudável é aquela que mantém a sua funcionalidade e a sua autonomia. Quando falamos em prevenção, em envelhecimento saudável, estamos nos referindo ao idoso que se alimenta bem, que faz atividade física ao longo da vida, que consegue manter ao máximo sua massa muscular. É a pessoa que tem menos doenças cardiovasculares, controla os níveis de açúcar no sangue. Então, todos esses cuidados são importantes para manter a sua autonomia”, explica a nutricionista e presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-RJ, Beatrice Carvalho.

A especialista destaca, ainda, a importância do idoso manter uma rede de apoio e cuidados com familiares ou amigos em que ele possa contar em caso de adversidades. Ela recomenda também uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, consumindo alimentos menos industrializados, além de evitar gorduras saturadas, biscoitos recheados, carnes gordurosas e frituras. O ideal é manter uma alimentação saudável com bastante proteína, leites, carnes vermelhas, frango, ovos e peixes.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro), foi instituída em 14 de dezembro de 1990, na Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de sensibilizar as nações sobre a necessidade de garantir o envelhecimento com dignidade, enfatizando um envelhecer com garantia de todos os direitos universais.

 

Leia também

às

Baixe o novo aplicativo: