NOTÍCIAS / RJ

Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância da saúde da mulher

O exame de mamografia é recomendado a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Foto: Edu Kapps/SMS

Rio de Janeiro – Neste sábado (08), Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro alerta para a importância da saúde da mulher e do diagnóstico precoce de um dos cânceres mais prevalentes entre o público feminino, o de mama. A rede municipal do Rio tem oferta plena de mamografia e, em 2024, 153 mil cariocas realizaram o exame, que é essencial para o rastreio e diagnóstico da doença. O fato se deve, principalmente, ao aumento de vagas ofertadas e também da cobertura da Atenção Primária, garantindo mais acesso ao SUS.

O município do Rio segue as diretrizes do Ministério da Saúde para mamografia de rastreamento, que recomenda o exame a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Além do rastreio de rotina, ao observar sinais no corpo como caroço nas mamas ou axila, inchaço na região da mama, inversão ou secreção do mamilo e pele com aspecto enrugado, avermelhada ou irritada, a mulher deve procurar sua unidade de Atenção Primária de referência, para avaliação, orientações e solicitações de exames necessários para investigação.

Mulheres com indicações para rastreio de rotina de câncer de mama são agendadas via SISREG para exame de mamografia em até 38 dias. Já para as pessoas em investigação diagnóstica para alguma suspeita da doença, o tempo de espera cai para 25 dias.

Leia também

às