NOTÍCIAS / RJ

Servidores do Detran entram em greve

Servidores realizaram manifestação em frente à sede do órgão, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Rio de Janeiro – Os servidores do Detran.RJ iniciaram uma greve por melhores condições de trabalho, criação de um plano de carreira e o retorno da progressão funcional. Eles realizaram uma manifestação em frente à sede do órgão, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.

A greve, que começou nesta quinta-feira (23), deve durar até 72 horas úteis, assim como o ato realizado pelos servidores. Apesar da paralisação, o Detran-RJ informou que os serviços à população não foram afetados. Além dos funcionários terceirizados, cerca de 30% dos servidores, em estado de greve, seguem trabalhando.

Em nota, sobre a greve dos servidores, iniciada hoje (23/6) no Detran.RJ pelo Sindetran (Sindicato dos Funcionários do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro), o departamento esclarece que existe um acordo judicial com o sindicato, em vigor, definido em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A audiência foi realizada no último dia 13/6, em sessão com o presidente do TJRJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira.

Diante do anúncio de paralisação por parte do Sindetran, mesmo com o Detran.RJ cumprido a sua parte neste acordo, o TJRJ determinou, judicialmente, em despacho assinado pelo presidente do Tribunal (que segue em anexo), que o sindicato se abstenha da realização da greve a partir do dia 23/6 – “sob pena de multa de R$ 500 mil por cada dia de paralisação” – visto que a greve descumpre uma decisão judicial do próprio TJRJ.

Cabe ressaltar que os salários e benefícios dos servidores estão todos em dia. O atendimento nos postos está normal, pois a grande maioria dos serviços é realizada por funcionários de empresas terceirizadas. Caso algum exame ou serviço não seja realizado, o mesmo será remarcado pelo departamento.

Leia também

às