NOTÍCIAS / RJ

Tempo no Rio: ventania suspende circulação de trens e fecha Ponte Rio-Niterói

Queda de árvore na Estrada Grajaú-Jacarepaguá na altura do Km 2, sentido Jacarepaguá. Foto: Divulgação/Centro de Operações Rio

Rio de Janeiro – Uma ventania que chegou à cidade do Rio na tarde desta terça-feira (21) assustou os cariocas depois de uma manhã de calor. A mudança no tempo provocou uma forte ventania e transtornos no Grande Rio. A circulação de trens da SuperVia teve que ser interrompida. A companhia divulgou na noite desta terça, que a operação foi retomada em todos os ramais:

– Ramais Japeri e Saracuruna e extensões Paracambi, Vila Inhomirim e Guapimirim: circulação normalizada.

– Ramais Santa Cruz (interligado ao Deodoro) e Belford Roxo: operação irregular.

O MetrôRio informou que todas as estações estão abertas e funcionando. A operação, que estava irregular, já foi normalizada.

Por precaução, a Ponte Rio-Niterói também foi interditada, das 14h40 às 15h08. A reabertura foi feita com auxílio de caminhões para reduzirem a velocidade do tráfego. Segundo o Climatempo, os ventos e a mudança no tempo estão associados a passagem de uma frente fria e a presença de um ciclone na costa brasileira.

O município do Rio entrou em estágio de mobilização às 15h20 desta terça, devido aos registros de vento forte na Base Aérea de Santa Cruz (57,4 km/h), no Aeroporto Santos Dumont (64,8 ,km/h), no Centro e no Aeroporto do Galeão (68,5 km/h), na Zona Norte. Na Base Aérea dos Afonsos, os ventos chegaram a 59,2 Km/h. De acordo com o AlertaRio, houve registro de rajada de vento moderado na estação Forte de Copacabana (46,1 km/h) e Marambaia (43,9 km/h). Há relatos de falta de energia e queda de árvores em vários bairros.

A Light informou que devido aos ventos de mais de 70KM/h no Rio, o fornecimento de energia em alguns bairros foi afetado. Neste momento, 125 equipes estão trabalhando para restabelecer, o mais rápido possível, o fornecimento nos trechos dos bairros mais atingidos, como Tijuca, Grajaú e Maracanã, na Zona Norte. Os bairros de Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, na Zona Oeste, também estão sendo afetados pelos ventos de mais de 70KM/h que causaram a queda de árvores, galhos e objetos sobre a rede elétrica.

Leia também

às