NOTÍCIAS / RJ

Tubarão-baleia é flagrado em praias de Arraial do Cabo

Tubarão-baleia é flagrado em praias de Arraial do Cabo. Foto: reprodução

Arraial do Cabo – Um tubarão-baleia foi flagrado em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, nesta quinta-feira (26). As imagens foram feitas pela moradora Juju Miguez e mostram o peixão tranquilamente ali pela Praia Grande. Em alguns momentos, o tubarão-baleia chega bem perto da faixa de areia, e chama atenção dos banhistas. Pescadores artesanais precisaram tirar rapidamente as redes que estavam próximas para que o animal não ficasse preso nelas.

Ninguém precisa ter medo. Apesar de ser uma gigante, a espécie não oferece perigo ao homem. Ela não tem dentes e suga o alimento que encontra no mar. O tubarão-baleia é o maior peixe que existe; pode chegar a 15 metros de comprimento e pesar mais de 15 toneladas.

Especialistas acreditam que o animal visto em Arraial do Cabo estivesse atrás de algum cardume, se alimentando bem tranquilamente. A aparição próximo ao litoral é um fato raro, porque ele vive em águas quentes. Em 2018, um tubarão-baleia também foi filmado em Arraial do Cabo, nas proximidades das Ilha do Farol. Pescadores da cidade até levantaram a hipótese de ser o mesmo peixe, que após a primeira visita, ficou encantado com as belezas do ‘Cabo’ e voltou para nadar nas águas cristalinas inconfundíveis da cidade.

Assista ao vídeo do tubarão-baleia nesta quinta-feira em Arraial do Cabo (imagens Juju Miguez):

 

 

Leia também

às