NOTÍCIAS / RJ

Uerj publica relatório orientando que medidas de flexibilização não sejam autorizadas

Saara, centro de comércio popular tradicional do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Internet

Rio de Janeiro – A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) publicou um relatório onde se mostra contrária as medidas de flexibilização do isolamento social adotadas no estado do Rio para conter a pandemia do novo coronavírus. O documento foi enviado ao Ministério Público. A instituição recomendou que o decreto que autoriza a suspensão das medidas restritivas seja revogado.

O texto se mostra contrário as últimas liberações do governador Wilson Witzel, que permitiu o funcionamento de shoppings, bares, restaurantes, igrejas, estádios e pontos turísticos, conforme o decreto publicado no último dia 5. Na capital, a reabertura gradual entrou na segunda fase na quarta-feira (17), permitindo a reabertura de shoppings, além de alguns tipos de comércio de rua e atividades esportivas sem a presença de público.

De acordo com o estudo, devem ser adotadas diretrizes baseadas em pesquisas científicas e ações coordenadas entre o estado e os municípios. A instituição também reforça que o Rio de Janeiro registra a taxa de letalidade mais alta do país, chegando a quase 10%, enquanto a média nacional é de 4,9%.

Leia também

às