NOTÍCIAS / RJ

UPAs terão tendas na área externa para atender casos leves de gripe

Mais de 21 mil pessoas foram diagnosticadas com Influenza na cidade do Rio. Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) irá instalar tendas externas em quatro UPAs estaduais para atender pessoas com síndrome gripal. Os casos mais graves serão levados para as UPAs e hospitais.

A primeira começa a funcionar nesta sexta-feira (2), ao lado da UPA de Marechal Hermes, na Zona Norte. Outras duas tendas serão instaladas na região, nas UPAs da Penha e da Tijuca. Na Zona Sul, a estrutura será montada na UPA Botafogo.

A previsão é que todas as demais unidades sejam instaladas na próxima semana. Segundo a SES, o planejamento prevê que as tendas funcionem durante todo o mês de dezembro. Na última semana, houve um aumento de 429% de atendimentos por síndrome gripal na UPAs estaduais.

Diante do surto de Influenza iniciado na cidade do Rio, cidades da Região Metropolitana já registram aumento. Em Duque de Caxias, a Secretaria Municipal de Saúde registrou um aumento de 200% no número de atendimentos na UPA Pediátrica Dr. Walter Garcia Borges: cerca de 500 crianças estão sendo atendidas por dia no local. Em outras unidades de atendimento, o aumento chega a 300%. A vacinação está liberada para toda a população.

A Prefeitura de São Gonçalo também se mobiliza para evitar chegada do surto. Além dos 65 postos de saúde que disponibilizam a vacina, outros dez locais que faziam exclusivamente a imunização contra a covid-19 também vão se estender à Influenza.

Leia também

às