NOTÍCIAS / RJ

Veja o que abre e o que fecha neste feriadão no Rio

Este é o pior resultado para um mês de março desde 2003. Foto: Reprodução/Internet

Rio de Janeiro – O horário de funcionamento de alguns transportes, unidades de saúde e estabelecimentos comerciais sofrerão alteração durante o feriadão. Há horários especiais em diversos serviços.

Confira abaixo o horário de cada um deles:

Bancos

Os bancos estarão fechados na segunda (24) e terça-feira (25). Voltarão a funcionar na Quarta de Cinzas, a partir das 12h, com encerramento no horário normal. Em locais em que as agências fecham antes das 15h, o início do atendimento será antecipado, para garantir o mínimo de três horas de funcionamento. Contas de consumo, como água, energia e telefone, com carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro, poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (26).

Detran/RJ

Os postos de habilitação e identificação civil do Detran não abrirão. Dessa forma, o órgão voltará a funcionar normalmente na próxima quinta-feira (27).

Unidades de saúde

As unidades 24 horas do município, como UPAs, hospitais e os Centros de Emergência Regional (CERs) funcionarão normalmente. As unidades de Atenção Primária (centros municipais de Saúde e clínicas da Família), policlínicas e ambulatórios dos hospitais não abrirão nesta segunda e terça-feira. Durante o ponto facultativo do dia 26, as unidades funcionarão a partir das 13h. Os postos de emergência da Secretaria Estadual de Saúde funcionarão normalmente, durante 24 horas. Nas unidades que não possuem emergência, os serviços estão com horário alterado ou seguem agendamentos já definidos para cada paciente, casos da Riofarmes, Rio Imagem, Iaserj e Postos de Assistência Médica (PAM).

Metrô e trens funcionarão 24 horas

O MetrôRio funcionará 24 horas. Até terça-feira, as composições da Linha 2 fazem trajeto direto da Pavuna a General Osório. Só as estações General Osório, Carioca, Central, Praça Onze e Cidade Nova contam com bilheterias 24 horas. Catete e Presidente Vargas ficarão fechadas e só reabrirão às 5h da quarta-feira.

A Supervia operará 24 horas até terça-feira. A empresa fará viagens extras ao longo da operação. Nas madrugadas, atenderá aos ramais Japeri, Santa Cruz, Deodoro e Saracuruna. A Central ficará aberta até o último trem de terça-feira. O acesso deverá ser pelo portão A. De madrugada, outras estações funcionarão para desembarque. Passageiros deverão consultar a programação em www.supervia.com.br.

BRT 

Todos os serviços paradores do BRT estarão em circulação. Algumas linhas expressas e semidiretas funcionarão em horários especiais. As linhas 1, 2 e 3 do VLT operarão das 6h à meia-noite. Até quarta, os intervalos seguirão similar aos fins de semana e feriados. Na terça-feira, a linha 2 terá circulação parcial entre Praia Formosa e Colombo já desde 6h, sem serviço de passageiros na Praça XV. A previsão é voltar às 14h.

Barcas
Nas Barcas até quarta, a linha Praça Arariboia-Praça XV funcionará a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30. No sentido contrário inicia às 6h. Cocotá e Charitas não funcionarão até quarta-feira.

Horários dos pontos turísticos:
Entre os principais pontos turísticos da cidade, o Cristo Redentor e o bondinho do Pão de Açúcar, os horários serão normais, de 8h às 19h e de 8h às 19h50, respectivamente. Já o AquaRio também manterá a programação normal, de 10h às 18h.

A roda gigante Rio Star, oferecerá uma programação especial no deck do espaço de 16h30 às 18h.

O Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio estarão fechados e voltarão a funcionar apenas na próxima quinta-feira. O Centro Cultural Banco do Brasil ficará fechado nesta segunda e terça. Na quarta-feira voltará a abrir após as 12h. Já o centro de comércio popular, a Saara, nesta segunda e terça-feira, as lojas não abrirão. Por fim, na quarta-feira, poucos estabelecimentos funcionarão normalmente.

Estabelecimentos comerciais
GUANABARA
Nesta segunda e quarta-feira, o mercado funcionará normalmente, das 8h às 22h. Na terça-feira não abrirá.

PÃO DE AÇÚCAR
Todas as unidades abrirão em horário normal, das 7h às 23h e 7h às 22h, a depender do estabelecimento.

EXTRA
Funcionará em horário normal, das 7h às 22h. Já o supermercado, na terça-feira das 8h às 16h, com exceção das lojas de Bairro de Fátima e Conde de Bonfim que irão até as 18h.

ASSAÍ
Somente na terça-feira, todas as lojas abrirão das 8h às 18h. Nos outros dias o funcionamento será normal, das 7h às 22h.

SUPERPRIX
Nesta segunda, o horário é normal. Já na terça-feira, o mercado terá esquema especial. Há lojas que funcionarão até as 14h e outras até 20h e 21h.

MUNDIAL
Na quarta-feira, as lojas abrirão normalmente. Já nesta segunda, todas as lojas funcionarão até as 18h e terça-feira não abrirão.

SHOPPING TIJUCA
Nesta segunda, praça de alimentação será das 12h às 22h e terça: facultativo. Em ambos os dias lojas fechadas. Na quarta-feira, será das 12h às 22h.

NORTE SHOPPING
O shopping funcionará nesta segunda, das 12h às 22h. Na terça, lojas fechadas, já alimentação: facultativa das 12h às 22h. Na quarta-feira, 12h às 22h.

PLAZA NITERÓI
O funcionamento nos dias 24 e 25, as lojas estarão fechadas. Praça de alimentação facultativa. Na quarta-feira, shopping das 7h às 22h.

GRANDE RIO
O shopping funcionará nesta segunda, das 13h às 21h. Na terça, o shopping será facultativo, das 11h às 22h. Na quarta-feira, o horário é a partir das 12h.

Leia também

às