Belford Roxo – A Câmara de Vereadores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, rejeitou nesta terça-feira (26) as contas do ano de 2022 do mandato de Wagner Carneiro, o Waguinho (Republicanos). Com a decisão, o prefeito — que já enfrenta um processo de impeachment — fica inelegível por 8 anos.
Dos 25 vereadores do município, participaram apenas os 13 da oposição, e todos seguiram a orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) para reprovar a prestação de gastos de Waguinho. Nos próximos dias, a Câmara de Belford Roxo também deve votar um pedido de impeachment contra o prefeito. De acordo com os parlamentares, Waguinho teria cometido uma infração político-administrativa que causou um rombo de R$ 87 milhões no Instituto de Previdência da cidade fluminense.
A Presidência da Casa também afirma que os 12 vereadores aliados da atual administração podem perder o mandato. A justificativa é que eles ultrapassaram o limite de faltas previsto na Constituição — e os 5 que acumulam mais faltas devem perder o mandato já nesta quarta-feira (27).